Site Institucional para sua empresa: Elementos essenciais

Site Institucional para sua empresa: Elementos essenciais

Você sabe qual é a importância de um site institucional e quais são os elementos indispensáveis na criação dele?

 

Hoje em dia, com a internet cada vez mais comum entre a maioria das pessoas de variadas idades, os negócios vêm buscando a cada dia mais se destacarem no mundo digital.

 

Uma das formas mais eficazes de garantir um espaço de destaque na internet e mostrar sua empresa aos milhões de usuários existentes é a criação de um site.

Se o seu objetivo é colocar de uma vez por todas a sua empresa na internet, você precisa de um site institucional.

site institucional

O que é um site institucional?

Um site institucional é o cartão de visitas online de sua empresa. É uma página da WEB onde você pode apresentar sua empresa aos usuários, colocando informações relevantes de seu negócio, como a história da empresa, serviços e produtos, clientes satisfeitos, formas de contato, entre outras informações.

 

O site institucional não é um meio direto de compra de produtos como é o caso do e-commerce, mas sim, uma forma de seus potenciais clientes localizarem e conhecerem um pouco mais sobre o seu negócio.

Qual a importância de possuir um site institucional?

Um site institucional é uma das melhores formas de fortalecer a imagem de sua empresa, sendo um meio para apresentar aos seus clientes a relevância de seu negócio no mercado. Além disso, em uma era onde praticamente tudo é feito através da internet, possuir um site institucional é uma forma de passar credibilidade para seus clientes, mostrando que sua empresa realmente existe e está de acordo com as tendências do mercado.

Elementos essenciais em um site institucional

Agora que você já sabe o que é um site institucional e qual a importância de possuir um para o crescimento e reconhecimento de sua empresa no mercado, vamos dar algumas dicas de alguns elementos que são indispensáveis na criação de um site institucional do seu negócio. Confira as dicas:

História da empresa

Esse é um elemento essencial para o seu site, que fará com que seja criada uma conexão entre sua empresa e seus clientes. Nessa seção você pode detalhar como sua empresa foi criada, falar um pouco sobre a história e as ideias de seus criadores e contar um pouco sobre a missão e o propósito do negócio.

 

A ideia aqui é fazer com que os visitantes de seu site conheçam um pouco mais sobre o seu negócio. Portanto, crie narrativas, abuse do storytelling e conte sobre a trajetória de sua empresa até os dias atuais, destacando conquistas e deixando bem clara a missão, visão e os valores do negócio.

 

Além disso, essa seção pode ser uma boa oportunidade para mostrar a experiência e o conhecimento dos gestores e colaboradores da empresa, ressaltando a existência de profissionais sérios, dedicados e qualificados.

Produtos e serviços

A ideia do site institucional é mostrar um pouco de sua empresa para o mundo. Por isso, não é muito comum que a venda de produtos seja realizada através desse tipo de site.

 

No entanto, o site é institucional é uma boa oportunidade para que sua empresa apresente seus produtos e/ou serviços oferecidos, detalhando suas vantagens, qualidades, opções de pagamento e entrega, entre outras informações relevantes.

 

Portanto, através do site institucional seus potenciais clientes podem conhecer os produtos e serviços oferecidos, através das informações disponibilizadas, aumentando a chance de um contato para o fechamento de uma compra.

Contatos e Redes Sociais

Através dessa seção, os usuários de seu site, que podem ser seus potenciais clientes, dispõe de formas para entrar em contato direto com a sua empresa, para tirar eventuais dúvidas ou até mesmo para fechar negócios.

 

O ponto principal aqui é disponibilizar o máximo de pontos de contato possíveis para que seus potenciais clientes não tenham dificuldades para falar com os atendentes de seu negócio.

 

Além disso, deixar em evidência e de forma mais acessível possível os ícones para os usuários acessarem as Redes Sociais de sua empresa, é uma forma de garantir mais um ponto de contato entre você e seu cliente. Além delas serem uma forma bastante eficaz de mostrar um pouco mais sobre o seu trabalho.

Cases de sucesso e clientes atendidos

Nessa seção você apresentará as provas sociais de sua empresa. Ou seja, essa é uma excelente oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho para as pessoas que estão visitando o seu site, mostrando a elas que sua empresa é séria e realmente entrega um serviço ou produtos com altíssima qualidade, garantindo a satisfação do cliente.

 

Portanto, use essa parte do seu site como uma “vitrine” para mostrar aos visitantes os seus trabalhos realizados ou serviços prestados. Além disso, colha e utilize depoimentos de clientes satisfeitos com os seus produtos e serviços. Isso fará com que seja gerada uma confiança a mais de seus potenciais clientes com a sua empresa.

Blog

O blog é a maneira mais eficaz de atrair novos públicos para o site institucional de sua empresa. Isso porque, através dele, você pode criar diversos conteúdos, de assuntos variados, ligados ao ramo de atuação de seu negócio. Com isso, utilizando técnicas de SEO, ao usuário pesquisar sobre determinado assunto ligado à alguma postagem que você fez no blog da empresa, ele poderá encontrá-la, conhecendo então, o seu negócio.

 

Além disso, o Blog é uma excelente forma de criar autoridade e mostrar para os seus potenciais clientes que os profissionais da empresa são qualificados e possuem conhecimento sobre a área de atuação do negócio.

 

Quer saber um pouco mais sobre a importância do Blog para sua empresa? Leia esse artigo: 5 razões para criar um blog para seu site.

FAQ

Esse é também um elemento super importante para ser adicionado ao site institucional de sua empresa. FAQ é uma sigla em inglês para Perguntas Frequentes. Na grande maioria das vezes, os clientes podem até mesmo estarem interessados em comprar algum produto de sua empresa, mas possuem algumas objeções que devem ser sanadas para fechar o negócio.

 

A seção de perguntas frequentes é uma excelente oportunidade para sanar essas dúvidas e objeções dos clientes de forma rápida e fácil. Portanto, busque sempre reunir as perguntas feitas com maior frequência entre seus clientes e adicione-as, com suas respectivas respostas, à seção de FAQ de seu site.

Tags: