5 razões para criar um Blog para seu site

5 razões para criar um Blog para seu site

Você sabe qual é a importância do Blog para o sucesso do seu negócio?

Com um mundo cada vez mais digital, diversas empresas que atuavam somente no meio físico se aventuraram pela internet, buscando o maior alcance e reconhecimento possível para suas marcas, atingindo o público certo e no lugar certo. Além disso, ao longo dos últimos anos foram sendo criadas novas empresas que atuam somente no meio digital.

Com isso, a concorrência na internet foi aumentando cada vez mais, obrigando as empresas a saírem da “zona de conforto” e buscarem novas estratégias para se destacarem no mercado em que atuam.

Uma dessas estratégias, talvez a mais importante e essencial, é a produção de conteúdo. Isso porque, no meio digital, onde uma só pessoa recebe milhares de informações por dia, já não basta fazer ações meramente promocionais. É preciso atrair a atenção das pessoas de forma criativa e principalmente, de forma efetiva.

O Blog é sem dúvidas uma das melhores formas de mostrar o seu conteúdo às pessoas.

importância do blog para o seu site

O que é um Blog?

O Blog é uma página da internet, que pode ser um site inteiramente dedicado a ele ou uma seção separada no site de uma empresa, onde são postados conteúdos, seja em forma de texto, imagens, áudios, gráficos, entre outros recursos, que poderão ser vistos por usuários interessados pelos assuntos que você posta.

5 motivos para criar um Blog no site de sua empresa.

Agora que você sabe o que é um Blog, aqui estão algumas razões pelas quais você precisa de um para seu negócio:

Aumento do tráfego e da visibilidade de seu site

Hoje em dia o conteúdo é a melhor forma de gerar visibilidade e consequentemente trazer mais visitantes para o seu site. E o Blog é a forma mais efetiva de potencializar o número de usuários e possíveis interessados em seus serviços e produtos.

Isso acontece porque, quando você cria um Blog e o alimenta de forma constante com conteúdos variados sobre o nicho de atuação de sua empresa, você consegue atrair pessoas interessadas em diversos assuntos relacionados à sua empresa.

Por exemplo: Se você possui um site relacionado à Fisioterapia, você poderá criar postagens de diversos assuntos em seu Blog, como fisioterapia desportiva, ergonomia, dores musculares, fisioterapia geriátrica, pilates, entre diversas outras abordagens, atraindo públicos diversos, com interesses variados, mas com um interesse geral em comum: Fisioterapia.

Depois desse exemplo, você pode estar se perguntando: Mas como eu faço para o meu conteúdo chegar ao público certo e ser agradável a ele? Aí vai então algumas dicas:

– Estude e utilize técnicas de SEO: Para que, quando uma determinada pessoa faça uma pesquisa no Google sobre algo relacionado à sua empresa, apareça algum conteúdo seu, é necessário que você utilize técnicas para que os mecanismos de busca entendem que seu conteúdo é relevante e pode interessar àquela pessoa.

Você quer aprender um pouco mais sobre técnicas de SEO? Leia esse artigo: Como melhorar o SEO de sua empresa.

– Poste de forma constante: A lógica dessa dica é simples: Quanto mais postagens você realiza, maior poderá ser o tráfego de seu site, trazendo mais pessoas interessadas.

– Entenda o seu público alvo: Não basta criar um conteúdo que você acha que será interessante. É necessário que você conheça o público alvo de sua empresa, para identificar possíveis assuntos pelos quais eles possam se interessar.

Relacionamento com o público

Esse é sem dúvida um dos grandes motivos para que você crie um Blog para sua empresa. Quando uma pessoa chega até seu site através de um conteúdo relevante para ela, a chance dessa pessoa confiar em seu negócio é muito grande. Isso acontece, porque o seu conteúdo pode ter ajudado essa pessoa em alguma tarefa ou algum problema que ela estava enfrentando. Então, o conteúdo que você posta no seu Blog não serve somente para informar ou entreter o leitor. Ele pode também ajudá-lo a resolver algum problema real.

Esse é o poder da criação de conteúdo.

Além disso, através de um Blog você consegue conversar com o seu público e entendê-lo. Ao deixar uma seção de comentários ao final do conteúdo postado, você dá espaço aos leitores para elogios, críticas, sugestões e o mais importante: Você consegue entender as necessidades do seu público e criar novos conteúdos baseados no feedback dos leitores.

Sabendo criar uma estratégia de conteúdo correta, através do seu Blog, você consegue criar uma conexão e um sentimento de confiança muito grande entre sua empresa e o público alvo. Consequentemente, quando maior a confiança que uma pessoa tem em seu negócio, maior será a probabilidade de ela fechar algum negócio com você.

Posicionar sua empresa como referência no mercado

Como já foi dito antes, quanto maior o número de conteúdos que você posta e obviamente, quanto maior a qualidade desses conteúdos, mais pessoas interessadas e que confiam em seu negócio, você pode atrair.

Manter sempre essa confiança, investindo no relacionamento de qualidade com os clientes e potenciais clientes, aumenta muito a reputação de sua empresa. Além disso, postar conteúdos informativos, empolgantes e principalmente, que resolvam algum problema de seus leitores, permite que você transmita experiência, autoridade e prove ser um especialista no seu setor.

Portanto, ao criar uma estratégia de conteúdo através de Blogs, você deve ter em mente que esses conteúdos irão transmitir o conhecimento que você e sua empresa possuem no setor de atuação. Mais importante ainda: Tenha bem claro que esse conteúdo não será para você e sim para as pessoas que podem se interessar pelo seu negócio. Por isso, procure sempre entender as demandas de conteúdo em seu mercado.

Ampliar a lista de contatos do seu negócio

O conteúdo, como já foi dito, é a porta de entrada do seu negócio para novos potenciais clientes. Portanto, para esse primeiro contato ser feito de forma eficiente é preciso que você tenha em mente duas coisas:

– Utilização de técnicas de otimização de busca para atrair pessoas realmente interessadas em seu conteúdo e consequentemente, em sua empresa.

– Criação de conteúdos de qualidade e que resolvem algum problema que seu público alvo pode estar enfrentando.

Cumprindo esses dois passos você garante que o seu conteúdo seja visto pela pessoa certa, na hora certa e seja agradável a ela.

Com isso, sua empresa pode partir para o próximo passo que é: Conseguir o contato dessa pessoa. Para isso, você poderá criar estratégias de e-mail marketing, por exemplo, oferecendo alguma vantagem para o usuário, como e-books, newsletter, conteúdos por e-mail, entre outros, em troca do e-mail de contato da pessoa.

Sabendo utilizar essa estratégia de forma correta, além de sua empresa conseguir um contato do potencial cliente, ela garante que ele está avançando no funil de vendas, através do recebimento de conteúdos mais densos ou mais complexos, aumentando o nível de consciência do potencial cliente sobre os serviços e/ou produtos de seu negócio.

Gerar mais vendas para seu negócio

Esse é o objetivo final de toda a estratégia de funil de vendas de sua empresa: Conseguir mais um cliente. O Blog é o caminho pelo qual uma pessoa interessada em determinado assunto relacionado à sua empresa, a conhece e se torna um potencial cliente.

Esse potencial cliente então, será cada vez mais aquecido com o recebimento de mais conteúdos, aumentando o nível de consciência sobre o seu negócio, até chegar à parte final: A venda.

Você deseja criar um Blog para começar uma estratégia de conteúdos para sua empresa? Entre em contato com a equipe da BH Softwares.