Facebook ads x Google Ads: Qual o melhor para seu negócio?

Facebook ads x Google Ads: Qual o melhor para seu negócio?

Você sabe qual é a importância do tráfego pago para o seu negócio? E qual a melhor plataforma para sua empresa?

O comportamento dos consumidores ao longo dos últimos anos mudou completamente. Pessoas que nunca haviam comprado algum produto de forma online, se viram praticamente “obrigadas” a aderirem à nova tendência e se aventurarem no mundo digital.

Com isso, empresas que antes funcionavam somente de forma presencial, em um estabelecimento físico, necessitaram de adequar suas estratégias de venda ao “novo normal” e adentrarem de vez no mundo das vendas online. Paralelamente a isso, novas empresas que funcionam de forma totalmente online surgiram, aumentando ainda mais o leque de opções para os consumidores.

O poder que a internet dá às empresas é muito grande. Centenas de milhões de pessoas navegam na internet todos os dias, utilizando principalmente redes sociais como Instagram, TikTok, Whatsapp e Youtube. Por que não utilizar essas redes a favor dos negócios?

É isso que várias empresas estão fazendo atualmente e se a sua não faz ainda, tenha certeza que os dias dela no mercado podem estar contados. Sabe porquê? Sua empresa deve estar onde seu consumidor está. E não há melhor forma de ter contato com eles que não seja através da internet.

Mas para isso, é necessário que sua empresa crie ações no meio digital, transmitindo mensagens e garantindo que elas cheguem às pessoas corretas. Por isso, estudar e entender como as estratégias de tráfego funcionam é essencial para o sucesso do seu negócio.

 

Tráfego Orgânico x Tráfego Pago:

De forma geral, existem dois tipos de estratégia de tráfego no mundo digital. O tráfego orgânico e pago.

O tráfego orgânico se refere às pessoas que são atraídas para o seu negócio através de estratégias não pagas, ou seja, conquistadas de forma espontânea sem a realização de anúncios pagos na plataforma.

A principal forma de atração de públicos de forma orgânica é feita através do marketing de conteúdo, onde são criados conteúdos específicos sobre a área de atuação da empresa, que são de interesse do público-alvo do negócio. Esses conteúdos precisam ser chamativos e interessantes para essas pessoas, resolvendo alguma dor ou problema delas.

A criação desses conteúdos e a utilização de técnicas de otimização e divulgação como o SEO, formam a base do tráfego orgânico.

Já o tráfego pago é aquele tipo de tráfego onde a empresa paga para as plataformas sociais divulgarem e anunciarem a sua empresa.

Esse é um tipo de tráfego muito poderoso e que se aplicado de forma correta pode escalar o seu negócio, pois permite que seus anúncios sejam direcionados às pessoas que possuem interesse no que você está anunciando e têm a maior probabilidade de comprar de você.

As estratégias de tráfego pago e orgânico são muito poderosas e podem alavancar de vez o seu negócio. Mas é preciso ter em mente que a junção das duas garantirá o sucesso da sua empresa no mundo digital.

Qual a importância do tráfego pago para seu negócio?

Agora que você já sabe qual a diferença entre tráfego pago e orgânico e, o mais importante, sabe que a junção dos dois da forma correta garante o sucesso de seu negócio no meio online, chegou a hora de saber qual é a importância de investir em estratégias de tráfego pago para sua empresa.

Através dele, e o utilizando de forma correta, sua empresa consegue atrair um número muito grande de pessoas, gerando mais visibilidade, alcance, reconhecimento e consequentemente, oportunidades de venda.

Além disso, utilizando o tráfego pago e todas as segmentações de público que ele permite realizar, você consegue atrair pessoas que de fato possuem algum interesse no que você está anunciando e que possuem uma grande probabilidade de fechar um negócio com você.

Por fim, como você está colocando dinheiro na plataforma para ser divulgado, os resultados tendem a ser mais rápidos do que de forma orgânica. Mas é claro, tudo isso se você executar a estratégia da forma certa.

Mas afinal, qual plataforma é melhor para meu negócio: Facebook Ads ou Google Ads?

tráfego pago

Atualmente existem inúmeros plataformas para a realização de estratégias de tráfego pago como TikTok Ads, Taboola, LinkedIn Ads, entre outras. Mas as mais conhecidas e mais utilizadas são o Facebook e Google Ads.

Cada uma possui as suas peculiaridades e características, e saber definir qual é melhor para a sua ocasião é de extrema importância para o sucesso de suas estratégias.

Facebook Ads.

O Facebook Ads é a plataforma onde se cria e distribui anúncios para o Facebook e para o Instagram. A plataforma oferece diversos formatos de anúncio e segmentação de públicos, para atingir diversos objetivos como curtidas na página, visitas ao perfil, visitas ao site, preenchimento de formulários, vendas diretas, entre outros objetivos.

O que é importante saber sobre o Facebook Ads é que ele é uma plataforma de atração. Isso quer dizer que, quem está navegando pelo Facebook ou Instagram, na maioria das vezes, não está interessado em comprar algum produto. Nesse caso, a realização de anúncios pagos deve possuir o objetivo de chamar a atenção do público, despertando o interesse dele de saber mais e consequentemente comprar o seu produto.

Google Ads.

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, onde empresas pagam para se destacarem nas páginas de resultados de pesquisa da plataforma e em outros meios como em sites e no próprio Youtube.

Nessa plataforma, o anunciante, assim como no Facebook Ads, possui a liberdade de criar os seus próprios anúncios e definir onde eles serão divulgados. O Google dá diversas opções de divulgação, como nas páginas de pesquisa dos usuários, no Youtube, Gmail e em colunas de sites ou blogs, através da Rede de Display.

O que é importante saber sobre o Google Ads é que ele é uma plataforma de intenção. Ou seja, uma pessoa que realiza certa pesquisa no Google por determinado produto, tem a intenção de comprá-lo. O objetivo do Google Ads é fazer com que a pessoa, ao pesquisar por algo relacionado a algo que você vende ou está em seu ramo de atuação, encontre facilmente a sua empresa.

 

Entender qual a melhor plataforma para trabalhar em determinado momento é essencial para o sucesso das estratégias de atração de público para seu negócio. Mas a junção das duas, de forma a uma ser o complemento da outra é o ideal, levando a mensagem da sua empresa onde o seu cliente está e sabendo qual o momento de compra em que ele se encontra.

Portanto, procure estudar e saber mais sobre as estratégias tanto de tráfego orgânico, como de tráfego pago e saiba entender como as plataformas irão te auxiliar de acordo com o objetivo de sua empresa. E o mais importante, crie e otimize sempre a estrutura online de sua empresa, pois as estratégias de tráfego irão trazer pessoas para sua estrutura. O que irá definir se essas pessoas irão comprar de você é a forma como elas serão recebidas ao conhecer sua empresa.

 

Você gostaria de criar um site totalmente funcional para sua empresa e que prenda a atenção de seus potenciais clientes? Fale com a equipe da BH Softwares.