Por que sua empresa precisa de um site em 2022?

Por que sua empresa precisa de um site em 2022?

Enfim chegou o ano de 2022. Quanta coisa mudou nesses últimos dois tumultuados anos que tivemos.

 

Os usuários mudaram a sua forma de interagir com as tecnologias já existentes e várias outras foram criadas durante esse tempo para facilitar a nossa vida. 

Quer um exemplo? As plataformas de reuniões online. Antes de 2020 elas já existiam e também eram bastante utilizadas. Mas nada se compara a utilidade que elas possuem hoje em dia, com a migração da maioria das aulas, reuniões e encontros que antes eram realizados presencialmente.

Em resumo, o comportamento das pessoas frente às tecnologias mudou bastante durante os últimos anos, principalmente no que diz respeito ao comportamento de compra, e as empresas que conseguiram se adaptar e se reinventar saíram na frente e conseguiram se manter no mercado.

site em 2022

 

Mas por que nós estamos falando tudo isso e como essa discussão se relaciona com a criação de um site para sua empresa?

Dados da TIC Domicílios de Agosto de 2021 mostram que o Brasil possui mais de 152 milhões de usuários de internet, o que corresponde a cerca de 81% da população com 10 anos ou mais. Além disso, dados da Receita Federal apontam que os brasileiros compraram mais pela internet durante a pandemia e que pretendem continuar comprando.

O que esses dados mostram? O comportamento de compra das pessoas mudou completamente, fazendo com que as vendas online crescessem e dando maiores oportunidades para os estabelecimentos que conseguiram se adaptar à nova realidade.

E onde entra o papel do site nessa revolução do comércio? Ele é uma das peças mais importantes para o estabelecimento de uma estrutura online para sua marca.

 

O que é uma estrutura online e por que o site é uma peça fundamental?

 

Conforme você vai adentrando no mundo das vendas online, percebe que não é um processo tão simples, onde você divulga seus produtos e magicamente as vendas acontecem.

 

Existem várias estratégias que combinadas e aliadas à sua estrutura de vendas online, que é onde o usuário definitivamente possui contato com sua empresa na internet, fazem com que sua empresa alcance o sucesso online.

E o site é apenas (mas totalmente indispensável) uma parte dessa estrutura, que em conjunto com as outras partes, criam a consistência de sua estratégia online.

 

Diferença entre estrutura física e online.

 

A maioria das pessoas acham que criar uma estrutura online para uma empresa é somente copiar a estrutura física tradicional e adaptá-la para o meio digital, criando as redes sociais da marca, postando a foto de produtos como se estivesse criando uma vitrine digital e torcer para que novos clientes vejam suas postagens.

 

No meio digital não funciona somente dessa forma. Existem diversas outras estratégias como a criação de branding, produção de conteúdo, funil de aquecimento de potenciais clientes, estratégias de e-mail marketing, criação de anúncios patrocinados, entre muitas outras que combinadas de maneira correta, estabelecem a sua estrutura digital.

 

Por que você deve criar um site para sua empresa hoje?

 

Você já sabe então o que é uma estrutura online e sabe que o site é uma das partes mais importantes dessa estrutura. Agora apresentaremos 4 motivos para que você invista na criação de um site em 2022.

 

A empresa que não está no digital pode deixar de existir a qualquer momento.

 

Essa pode ser uma afirmação muito forte, mas é a mais pura realidade. Como foi comprovado pelos dados e também podemos observar no nosso dia-a-dia, o número de pessoas que compram de forma online cresce a cada dia mais. A facilidade, praticidade, possibilidade de escolha e o aumento da segurança, faz com que a maioria das pessoas atualmente optem por comprar digitalmente.

 

Porém, isso não significa que as compras em um estabelecimento físico irão acabar. Isso nunca irá acontecer. Mas pode ter certeza de uma coisa: Seu concorrente está na internet. Seu concorrente possui um site, possui uma estrutura na internet e se sua empresa não se adequar a esse momento, ela perderá cada vez mais espaço.

 

Alcançar e engajar com novos públicos.

 

A internet cria oportunidades incríveis que uma loja física não possui. Basta imaginar o seguinte cenário: Sua empresa possui sede em Belo Horizonte, mas quem mora em São Paulo, na Bahia, no Amazonas e no Rio Grande do Sul conseguem comprar seus produtos e receber na casa deles. Isso seria totalmente inviável em uma loja física, mas na internet é completamente possível.

 

Através de estratégias de tráfego pago, com a criação de anúncios patrocinados, ou através de tráfego orgânico, utilizando técnicas totalmente gratuitas, você consegue atrair diariamente novos clientes para o seu site.

 

É a melhor forma de se apresentar e se mostrar apresentável para seu cliente.

 

Imagine o seguinte cenário: Você necessita contratar os serviços de alguma empresa, mas não sabe qual é a melhor escolha. Aí você pesquisa na internet por uma palavra-chave relacionada ao serviço, ou até mesmo recebe uma indicação de uma pessoa de uma empresa específica.

 

Qual seria a sua atitude mais adequada? Pesquisar o nome dessa empresa no Google para saber mais informações sobre ela.

 

Aí entra a nossa discussão. Se você não encontrar nada sobre essa empresa no Google, duas coisas acontecem: Ela perde totalmente a credibilidade por você e além disso, você não obtém as informações que gostaria para contratar essa empresa. Resumo, você acaba não fazendo negócio com ela.

 

Portanto, o site é a forma de você se apresentar para seu potencial cliente, mostrar que sua empresa realmente existe e mostrar que ela pode ajudá-lo.

 

Realizar vendas de forma “automática”. 

 

Com um site em formato de e-commerce você irá receber e processar pedidos de compras mesmo quando você não estiver trabalhando. Esse é o poder da internet e da estrutura online para sua empresa.

 

Muitos comerciantes que iniciam sua estrutura online costumam começar com atendimento e recebimento de pedidos através de mensagens, seja no direct do Instagram ou no Whatsapp, por exemplo. Através de um site você consegue automatizar grande parte desse trabalho. 

 

Ao entrar no site, o usuário consegue ter acesso à vitrine de produtos, consegue escolher o que ele deseja, adicionar ao carrinho e fazer o pagamento. Isso tudo sem a interferência ou a participação de uma pessoa de sua equipe.

 

Você gostaria de criar um site para sua empresa e começar o ano de 2022 montando uma estrutura online sólida para seu negócio? Entre em contato com a equipe da BH Softwares.