Como melhorar o posicionamento do seu site no Google?

Como melhorar o posicionamento do seu site no Google?

Você sabe qual é a importância e como melhorar o posicionamento do seu site no Google?

Se o seu negócio não está na internet a tendência é que, uma hora ou outra, ele fique para trás. Isso não quer dizer que você precisa, necessariamente, vender seus produtos ou serviços de forma online, mas é super importante pelo menos se manter presente na internet, seja através das redes sociais ou de um site.

Nos últimos anos, a dinâmica da internet com as empresas mudou bastante. Com o aumento da quantidade de usuários conectados à internet e o impedimento que foi imposto em grande parte do ano de 2020 e 2021 para a abertura de estabelecimentos físicos, fez com que um número crescente de negócios se instalasse no mundo digital.

Com isso, a concorrência aumentou bastante e foi necessária uma mudança de ideias e ações para se manter competitivo no mercado através da internet, se destacando dos concorrentes.

Uma das grandes formas atualmente de manter uma presença online para sua empresa e se destacar dos concorrentes é o site.

posicionamento no google

A importância de criar um site para sua empresa.

Mesmo que sua empresa não faça vendas de forma online, por meio de um e-commerce, é extremamente importante manter um site ativo na internet. Isso porque o site é o cartão de visitas de sua empresa.

O comum hoje em dia é que as pessoas, ao ouvirem o nome de sua empresa, seja de qualquer forma, pesquisem no Google ou nas redes sociais para encontrá-la. Possuindo um site, sua empresa passa muito mais profissionalismo e credibilidade para seu potencial cliente.

Além disso, seu site pode conter diversas informações que serão relevantes e de extrema importância para a tomada de decisão de compra de um cliente.

Por fim, possuir um site pode ajudar até mesmo na melhoria do atendimento de sua empresa com o cliente. Isso porque, você pode acoplar no seu site um chat, onde seu cliente poderá comunicar com você de forma bastante prática e rápida, não necessitando recorrer a outros meios de comunicação mais demorados para realizar perguntas simples. Além disso, podem ser utilizados diversos mecanismos como uma seção de perguntas frequentes ou formulários para contato que facilitam muito a comunicação entre você e os usuários do seu site.

Mas agora você deve estar se perguntando: Como as pessoas encontrarão o meu site na internet? Uma das grandes formas é a indicação de outras pessoas que já fizeram negócio com você. Outra forma é através de ações nas redes sociais ou através de anúncios pagos na internet.

Outra forma, talvez uma das mais eficazes, e que falaremos um pouco nesse artigo são técnicas de otimização de site para os mecanismos de busca, o chamado SEO.

O que é SEO?

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para posicionar um site entre os primeiros resultados de busca do Google.

Com a grande concorrência entre as empresas na internet, os mecanismos de busca como o Google precisam de alguns critérios para organizar as páginas de pesquisa e fazer o posicionamento dos sites que serão mostrados para o usuário ao realizar uma pesquisa.

E é aí que entra o SEO. Através de algumas técnicas, conseguimos fazer com que nosso site se adeque às regras dos mecanismos de busca e se torne mais relevante aos olhos do algoritmo, para ser mostrado no topo das páginas de pesquisa.

Gostaria de aprender um pouco mais sobre SEO? Leia esse artigo: Como melhorar o SEO de sua empresa.

Ações para melhorar o posicionamento do seu site no Google.

Agora que você já sabe qual é a importância de estabelecer uma presença online para sua empresa e sabe os benefícios de possuir um site otimizado, vamos apresentar algumas ações que você pode tomar para melhorar o posicionamento do seu site no Google.

Encontrar palavras-chave adequadas para o seu objetivo.

A definição de palavras-chave é algo básico a se fazer, mas que faz uma diferença enorme para o ranqueamento do seu site. Se você quer que seu site seja encontrado pelas pessoas certas é necessário fazer uma pesquisa detalhada sobre o que essas pessoas estão pesquisando na internet.

Com isso, ao planejar os conteúdos de seu site, você consegue escolher qual palavra-chave é mais adequada à situação e se relaciona com o público alvo, podendo utilizá-la no seu conteúdo, certificando que ela apareça em um número considerável de vezes.

Criar links internos no seu site.

Uma das melhores estratégias para aumentar a retenção das pessoas em seu site e consequentemente melhorar o seu SEO é criar links dentro de seus conteúdos que levam a outros conteúdos ou outras páginas de seu site.

Para isso, é preciso ter em mente que não basta somente colocar links aleatórios. Você precisa encontrar possíveis conexões entre os conteúdos em seu site e, estrategicamente, adicionar links para que as pessoas possam ter acesso de forma fácil e rápida a outros conteúdos de seu site que complementam ou que possuem ligação com o que estava sendo falado.

Isso pode aumentar muito o tempo de visita dos usuários em seu site, o que é benéfico não só para o reconhecimento de sua marca, mas também mostra aos algoritmos do Google que seu site é relevante.

Melhorar a velocidade de carregamento do site.

Não existe nada pior para a experiência do usuário do que a lentidão no carregamento de um site. Em um meio onde tudo é muito rápido e dinâmico, a grande maioria das pessoas não irão esperar pelo carregamento de um site que está muito lento.

Assim como os usuários, os algoritmos das redes não veem isso com bons olhos. O motivo é simples: Os mecanismos de busca querem proporcionar a melhor experiência possível para o usuário para que eles continuem navegando na plataforma.

Portanto, tome muito cuidado ao criar um site para sua empresa, para não adicionar muitos recursos e acabar sobrecarregando-o. Isso poderá ser muito prejudicial para o posicionamento do seu site e poderá também “espantar” seus potenciais clientes.

Criar um site responsivo.

Hoje em dia a grande maioria dos usuários costumam navegar pela internet através de um smartphone. Por isso, é extremamente importante que você crie um site responsivo, isto é, que se adeque a todos os tipos de tela, principalmente em smartphones.

Se adequar à uma tela não significa somente ajustar o tamanho dos conteúdos para encaixar no visor do dispositivo e sim reorganizar e otimizar os elementos de seu site para se tornar mais dinâmico e com uma interface amigável para o dispositivo móvel.

Assim como a velocidade de carregamento, a responsividade é algo extremamente importante para a experiência do usuário, que conta muito para o posicionamento de seu site nas páginas de busca.

Investir em conteúdo para blogs.

Essa é a dica de ouro: Invista na criação de conteúdos para o blog de seu site. Através do conteúdo você consegue trabalhar muito bem com a escolha de palavras-chave, tomando em consideração os assuntos que seus potenciais clientes podem estar pesquisando com maior intensidade.

Com o conteúdo, seu site será achado de forma mais fácil e o principal, por pessoas que possuem interesse naquilo que você e sua empresa abordam.

Tags: