Como melhorar o SEO de sua empresa.

Como melhorar o SEO de sua empresa.

Como todos nós já sabemos, a forma como compramos produtos ou serviços e interagimos com as empresas está mudando a cada dia. Há poucos anos, pouquíssimas empresas possuíam alguma presença online e a maioria delas não tinham como maior fonte de clientes os meios digitais.

Conforme os anos foram passando e as pessoas cada vez mais foram se atualizando e interagindo com as novas tecnologias, surgiu uma oportunidade muito grande de as empresas se destacarem no meio digital, que possui um potencial gigantesco pelo seu grande alcance.

A partir do ano de 2020 tudo mudou completamente. Muitas empresas que possuíam uma grande estrutura no meio físico se viram obrigadas a fecharem suas portas, necessitando então de se destacarem e criarem bases sólidas de uma vez por todas na internet.

Então, sendo o meio online a única alternativa para essas empresas se manterem e sobreviverem no mercado, a concorrência e a disputa por espaço nessas redes acabaram se intensificando muito nesses últimos tempos. Com isso, é cada vez mais necessário para as empresas, se quiserem realmente terem um destaque no meio online, recorrerem a estratégias que as colocam no topo e em destaque.

Nesse artigo, destaco duas dessas estratégias: O Tráfego Pago e o SEO. O Tráfego Pago nada mais é que a compra de espaço nas redes sociais e nas fontes de pesquisa como o Instagram, Facebook, Youtube, Rede de Pesquisa do Google, etc. Através dele, sua empresa pode aparecer no topo da página do Google quando uma pessoa pesquisa por um termo específico ou até mesmo nas redes sociais de pessoas que possuem interesse no que a sua empresa está anunciando.

A outra estratégia é o SEO. Logo abaixo será explicado um pouco mais sobre o que é e o que significa o SEO. Mas basicamente, se sua empresa possui uma presença online muito boa, com um site muito bem montado, com interações e visitas frequentes e utiliza outras técnicas de otimização, os algoritmos das redes de pesquisa, que são responsáveis por organizar o conteúdo que será mostrado para o usuário, entenderão que seu conteúdo e sua empresa são relevantes e a chance que o site de sua empresa esteja entre os primeiros de rede de pesquisa é muito grande, tendo por consequência, um maior número de visitantes. As estratégias de SEO são muito boas, pois se feitas de forma eficiente, sua estrutura online sempre será muito sólida, possibilitando então a diminuição de verba para as estratégias de tráfego pago, direcionando-a para outros setores importantes de sua empresa.

seo para sua empresa

O que é o SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias que são utilizadas pelas empresas que possuem presente online através de sites, para se posicionarem entre os primeiros resultados de busca no Google.

Para entender melhor como funciona o SEO, vamos retomar o que foi dito anteriormente sobre os algoritmos de pesquisa do Google. Com a grande concorrência entre as empresas no mundo online, como o Google seleciona o que ficará em destaque nas primeiras páginas de pesquisa? Através dos algoritmos. Eles são responsáveis por organizar as páginas de pesquisa e ranquear os sites que irão aparecer para o usuário.

E é aí que entra o SEO. São utilizadas técnicas e estratégias que fazem com que seu site se adeque às regras dos motores de pesquisa, sendo selecionados então pelos algoritmos como mais relevante, aparecendo então no topo das páginas de pesquisa.

Importância das estratégias de SEO para sua empresa.

Agora que você já sabe o que é o SEO e qual é a sua utilidade, você já deve imaginar qual é a importância dele para sua empresa. Aqui destaco alguns pontos:

  1. Estabelecer o seu domínio relevante sem utilização de mídias pagas.

A utilização de estratégias de tráfego pago é essencial para o crescimento de sua empresa, pois ela permite um maior alcance e reconhecimento de sua marca. Portanto, ela não deve ser cortada de seu posicionamento online. Mas conforme você vai dominando as técnicas de SEO, seu site irá receber cada vez mais visitantes de forma orgânica, sendo possível então a diminuição de verba em tráfego pago, que poderá ser utilizada para outros fins em sua empresa.

  1. Aumentar o tráfego orgânico de seu site.

Conforme você vai dominando as técnicas de SEO, seu site cada vez mais irá ficar em destaque quando os usuários pesquisarem por palavras-chave relacionadas ao seu nicho de mercado. Com isso, de forma totalmente orgânica, cada vez mais usuários irão entrar em seu site, aumentando o reconhecimento de sua marca e por consequência, os seus ganhos.

  1. Educar o seu público e prepará-lo para a compra.

Dominando técnicas de SEO, sua empresa poderá cada vez mais adotar estratégias de criação de conteúdo sobre diversos assuntos, com diversas palavras-chave diferentes sobre o seu nicho de atuação, aumentando por consequência o número de visitantes em seu site. Então, através dos conteúdos relevantes criados, mais pessoas irão ter contato com a sua empresa e poderão no futuro comprar produtos ou contratar serviços de sua empresa.

 

Dicas de SEO para sua empresa.

Agora que você já sabe o que é o SEO e qual é a importância de utilizar essas técnicas em seu negócio, eis aqui algumas dicas para otimizar o seu site para os mecanismos de busca do Google.

  1. Conteúdo relevante e de qualidade.

Essa primeira dica não é propriamente uma técnica de SEO, mas se for muito bem feita irá potencializar cada vez mais o número de visitantes de seu site e torná-lo mais relevante para os mecanismos de pesquisa.

O conteúdo é a porta de entrada para sua empresa. Todos os dias milhões de pessoas fazem buscas no Google procurando respostas para suas dúvidas e problemas.

E é aí que entra a produção de conteúdo. Se sua empresa consegue criar conteúdos relevantes relacionados ao seu nicho de atuação, que podem ser desde curiosidades, entretenimento, tutoriais, conteúdos informativos, entre outros, ela dá um grande passo para se tornar uma autoridade no mercado.

Com isso, fica muito mais fácil converter em cliente, um visitante de seu site que conheceu sua empresa através de um conteúdo relevante que resolveu algum problema dele.

  1. Utilização correta das palavras-chave.

Saber pesquisar corretamente as palavras-chave é a base para o sucesso de sua estratégia de SEO. São elas que irão orientá-lo na produção de conteúdo de sua empresa, através do mapeamento das demandas do usuário. O que isso significa?

Sabendo utilizar corretamente as ferramentas de pesquisa de palavras-chave, você irá entender o que mais está sendo pesquisado pelos usuários sobre o seu nicho de atuação e poderá criar conteúdo sobre esses temas.

É preciso também destacar a diferença entre as palavras-chave long tail e head tail. As long tail são palavras-chave mais longas e mais específicas. Isso significa que esses termos são muito menos concorridos e podem gerar mais identificação com o público-alvo de sua empresa.

Ao se investir em criação de conteúdo com palavras-chave long tail, a probabilidade de identificação do usuário com o tema e com a sua empresa é muito maior.

As palavras-chave head tail são mais curtas e possuem uma concorrência muito maior que as long tail. Mesmo assim, é essencial utilizá-las também em suas estratégias, pois podem atrair um grande número de usuários para o seu site.

 

  1. Otimização das páginas e experiência do usuário.

Para obedecer às regras e diretrizes dos mecanismos de pesquisa e conseguir um melhor ranqueamento no Google é necessário utilizar algumas estratégias na construção das páginas do seu site.

Destaco aqui algumas dicas:

  • Configurar bons títulos para suas páginas, que contenham a palavra-chave e demonstrem bem do que se trata aquela página.
  • Fazer a utilização de imagens em suas páginas.
  • Configurar suas URLs de maneira correta.
  • Separar corretamente os subtítulos na sua página.

Além disso, para garantir um bom ranqueamento é necessário que seu site seja feito levando em consideração a experiência do usuário. Para entender o que é experiência do usuário, leia esse artigo: Como melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce.

Mas basicamente, para os mecanismos de pesquisa entenderem que seu site é relevante e funcional, é necessário que você se preocupe com questões como navegabilidade, responsividade e usabilidade, velocidade de carregamento das páginas, design, etc.

  1. Link Building.

O link Building será responsável pela conexão entre as páginas de seu site. É essencial utilizá-lo quando em alguma página específica de seu site você estiver tratando de algum assunto que já foi aprofundado em outra página.

Fazer essa referência é muito importante, pois vai permitir ao usuário navegar entre as páginas de seu site de forma rápida e prática, aumentando o contato dele com a sua empresa.

Além disso, é importante que ao colocar links externos em seu site, ou seja, links de outros domínios, você se atente à procedência e relevância desse site, procurando sempre páginas que possuem autoridade e credibilidade no mercado.

  1. Segurança SSL.

A última dica, mas não menos importante, é se atentar à segurança de seu site. É essencial que, para evitar possíveis invasões e deixar o seu site mais seguro, você configure os certificados SSL de seu site.

Ele torna o seu domínio mais seguro, com criptografia para recebimento das informações e coloca um cadeado de segurança ao lado de sua URL, mostrando ao usuário que seu site é seguro. Sites que possuem certificados SSL são valorizados e considerados mais relevantes para os algoritmos do Google.