Como melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce!

Como melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce!

Cada vez mais a forma como compramos e interagimos com as lojas está mudando. Há pouco tempo muitas pessoas não sabiam ou até mesmo tinham receio de fazer compras de forma online, por não terem um contato direto com o produto antes de comprá-lo, portanto não tendo muita confiança.

Hoje em dia, na atual situação que estamos vivendo, com o fechamento frequente do comércio e com o receio da maior parte da população de sair de casa para fazer compras, o cenário das lojas online, os chamados e-commerces, ganha cada vez mais espaço. E com o crescente número de novos e-commerces sendo abertos todos os dias, a utilização de estratégias para se destacar nesse meio se torna essencial para o sucesso do negócio.

Uma estratégia que está sendo constantemente utilizada pelos e-commerces para se destacar é trabalhar na experiência do usuário.

Experiência do usuário

O que é a experiência do usuário?

A experiência do usuário nada mais é que a relação que uma pessoa terá com o seu negócio desde o primeiro contato até o momento em que essa pessoa já se torna um cliente. E trabalhar para construir uma boa experiência do usuário com a sua empresa vai além de somente aperfeiçoar o seu site.

Com toda certeza ter um site responsivo, com um design elegante e simples de se utilizar é o pilar principal para uma boa experiência do usuário, mas saber o que o seu público alvo gosta e como fazer um atendimento de qualidade também são pontos essenciais para manter o seu cliente fiel.

Benefícios de uma boa experiência do usuário.

Agora que você já sabe o que é a experiência do usuário, apresentaremos alguns pontos para você entender a importância dela em seu negócio.

Passar uma boa impressão: Não adianta nada você criar um anúncio muito chamativo e elegante, ou com alguma promoção super especial se quando a pessoa clica nele, o seu site demora para abrir, não tem uma boa apresentação, não é responsivo para celular ou não é intuitivo e fácil de mexer. Isso não passa credibilidade e provavelmente o usuário não vai ter uma boa impressão de sua loja e a tendência é ele não comprar de você.

Portanto, se preocupar com a experiência e com o conforto de seu cliente ao acessar o seu site é de extrema importância para que ele tenha uma boa impressão do seu site e até mesmo indique para outras pessoas.

Aumentar a taxa de conversão: Como dito anteriormente, se o seu site possui uma boa experiência, é intuitivo e fácil de mexer e passa uma certa credibilidade para os visitantes, a probabilidade que ele compra de você e posteriormente até mesmo recomende para outra pessoa é muito grande.

Portanto, quanto mais você se preocupa com a experiência e com o conforto de quem está do outro lado da tela ao acessar o seu site, você irá perceber que mais alta será a taxa de conversão, que é a relação entre pessoas que visitam o seu e-commerce e pessoas que efetivamente compram os seus produtos.

Manter e fidelizar os seus clientes: Como foi dito, trabalhar na otimização do seu site é o pilar principal para uma boa experiência do usuário, mas não é o único pilar. O atendimento ao cliente deve ser levado muito à sério se você deseja realmente otimizar a experiência do seu e-commerce.

Acompanhar e estar à disposição de seu potencial cliente, deixando em evidência pontos de contato rápido com sua equipe no site de sua loja, é algo básico e obrigatório para otimizar seus resultados. Além disso, não abandonar e saber como e quando entrar em contato com as pessoas que já compraram de você, seja através do WhatsApp ou de E-mail Marketing é essencial.

Não se esqueça que o melhor prospecto é aquele que já é seu cliente e que já comprou alguma coisa de você. E se ele teve uma boa experiência, foi tratado com respeito e atenção pelo seu atendimento e é constantemente lembrado da existência de sua loja, a probabilidade dele comprar novamente de você e indicá-lo é muito grande.

Como melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce?

Agora que você já sabe o que é a experiência do usuário e quais são os benefícios de implantá-la ou otimizá-la em seu negócio online, vamos apresentar algumas dicas de como melhorar a experiência do usuário.

Conheça à fundo o seu público alvo: Conhecendo qual é o seu público alvo e quais são as características e comportamentos principais das pessoas que são possíveis compradoras dos seus produtos, fica muito mais fácil saber como se comunicar com ela, seja através dos anúncios que você faz, do design e disposição de seu site e até mesmo no atendimento pessoal.

Saber como é o seu público comprador, portanto sabendo como voltar toda a sua estratégia para esse público, é de extrema importância para o foco e para o sucesso de seu negócio.

Você quer saber um pouco mais sobre como definir o seu público ideal? Leia esse artigo: Como definir a persona ideal para o seu negócio.

Se preocupe com a criação e design do seu site: O pilar principal para o sucesso da sua estratégia de experiência do cliente é a qualidade do seu site. Não adianta você criar um anúncio muito chamativo e interessante se o seu site não é intuitivo, simples de navegar e atrativo para o seu cliente.

Portanto, ao criar o seu e-commerce sempre procure por profissionais sérios e que possuem a habilidade de criar sites de qualidade, com um visual que condiz com os gostos de seus potenciais clientes e que principalmente, se preocupe com a responsividade do seu site. Se preocupar com a responsividade do site é de extrema importância para o sucesso do seu negócio, pois a grande maioria dos usuários utilizam o celular para compras online. Portanto, é de extrema importância que o seu e-commerce não apresente erros e todos os elementos de seu site se encaixem e funcionem perfeitamente no celular, tablet, etc.

Realize testes: Um dos grandes segredos dos e-commerces de sucesso é que eles realizam ou realizaram muitos testes até chegarem ao site ideal e que realmente são agradáveis para o seu público alvo. Desde mudar as cores ou a fonte das letras do seu site, a disposição dos produtos, o formato e o tamanho dos botões, até mesmo a maneira como o site se comporta no celular.

É necessário que você esteja constantemente fazendo testes e medindo os resultados desses testes para cada vez mais ir otimizando o seu site e deixando-o mais agradável possível para os visitantes, aumentando assim a sua taxa de conversão.

Medir os resultados: Como dito no tópico anterior, é de extrema importância que você realize testes para a otimização da experiência do cliente. Então, através do monitoramento e da medição dos resultados que esses testes trouxeram, é possível analisar o que deu errado e não deve ser implementado e o que deu certo e pode ser mantido para otimizar a taxa de conversão de seu e-commerce.

Atendimento de qualidade: Esse é um pilar de extrema importância e que não pode ser deixado de lado. Procure sempre otimizar e diminuir o tempo de atendimento do seu cliente. Uma das melhores formas de prover um atendimento rápido ao seu cliente é o WhatsApp. Deixe sempre disponível e visível em seu site um botão para o seu potencial cliente conseguir tirar de maneira simples e rápida as dúvidas que ele possuir.

Além disso, se for possível, é de extrema importância que quanto maior for o número de visitantes e quanto maior for o alcance e reconhecimento de seu e-commerce, maior deverá ser o seu time de atendimento, que deve estar disponível durante todo o horário de funcionamento da loja.

 

DICA EXTRA:

Se você deseja que a taxa de conversão de seu e-commerce aumente, comece pela otimização dos anúncios que levam as pessoas até o seu site. Como assim? Suponhamos que você já definiu qual é o público ideal e comprador de seu e-commerce e criou todo o design do seu site e toda a experiência do usuário direcionado de acordo com os gostos e preferências desse público alvo. Se você então cria anúncios “conversando” diretamente com essas pessoas, com o intuito de direcionar somente elas para o seu site, a taxa entre pessoas que entraram no seu site e pessoas que compraram algum produto seu, ou seja, a taxa de conversão, irá aumentar. Além disso, você evita a entrada de curiosos e otimiza o seu tempo e seus recursos atendendo pessoas que realmente estão interessadas em seus produtos.

 

Você deseja criar um site profissional, responsivo e de qualidade para o seu negócio online? Entre em contato com a equipe do BH Softwares e faça o seu orçamento.

Clique aqui para entrar em contato conosco.