5 ações para aumentar o tráfego do seu e-commerce

5 ações para aumentar o tráfego do seu e-commerce

Você sabe o que fazer para aumentar o tráfego do seu e-commerce?

A cada dia que passa, as pessoas estão mais conectadas à internet. Com isso, os comportamentos de compra mudaram muito. Hoje em dia é mais comum fazer compras em meios digitais do que em meios físicos.

Com isso, a cada dia mais, novas lojas virtuais são criadas, fazendo com que seja necessária a realização de ações para chamar a atenção de possíveis compradores, aumentando o tráfego de seu negócio virtual, se destacando da concorrência.

 

tráfego para e-commerce

O que é tráfego?

O tráfego nada mais é que o número de pessoas que visitam o seu site. Ele pode vir de diversas formas como através de indicação “boca a boca”, redes sociais, conteúdos para Blog, pesquisa no Google, anúncios pagos, entre muitos outros.

 

Qual a importância de gerar mais tráfego para o seu e-commerce?

 

A equação aqui é bastante simples. Quanto maior o tráfego do seu e-commerce, ou seja, quanto maior o número de pessoas que visitam a sua loja virtual, maior poderá ser o número de compras realizadas.

Para isso, é necessário ter o conhecimento de estratégias específicas para não somente aumentar o número de pessoas visitando o seu site, mas para otimizar a qualidade do seu tráfego, conseguindo atrair as pessoas certas e que possuem a maior probabilidade de tornar um cliente do seu negócio.


5 ações para aumentar o tráfego do seu e-commerce

Agora que você já sabe o que é tráfego e qual a importância de realizar ações para aumentar a qualidade e a quantidade de tráfego para o seu e-commerce, vamos apresentar algumas dicas práticas que você pode começar a executar hoje mesmo para alavancar o seu negócio.


1 – Trabalhar o SEO do site


A primeira ação e, com certeza, uma das mais importantes é trabalhar o SEO de seu site.

O SEO nada mais é que estratégias que são utilizadas para otimizar o seu site para os mecanismos de busca na internet, como o Google, por exemplo. Para que você entenda melhor: Quando você realiza uma pesquisa sobre determinado assunto no Google, aparecem milhares e milhares de resultados de sites que possuem ligação com o que você pesquisou. Obviamente, é muito provável que você clique em algum dos primeiros sites que aparecem na tela.

Mas como que o Google define a ordem dos resultados de pesquisa? Simplesmente pela ordem cronológica das postagens? Não. Quanto mais seu site “agrada” os mecanismos de busca do Google, mais em destaque ele aparecerá. E as técnicas de SEO são justamente as ferramentas para otimizar o seu e-commerce, “agradando” os algoritmos responsáveis por organizar as postagens em sua tela.

Portanto, quando mais o seu site estiver otimizado, mais em destaque ele aparecerá nos mecanismos de busca e maior será o tráfego de seu site.


2 – Trabalhar no design e na experiência do usuário em seu e-commerce


Essa é uma dica de ouro se você deseja que o seu site seja agradável para seus potenciais clientes. Contratar profissionais qualificados para a criação de seu e-commerce garante que seu site não apresente problemas e seja intuitivo e agradável para seu cliente.

Aí vem a importância de pesquisar sobre os gostos e preferências das pessoas que possam se interessar pelos seus produtos. Isso porque, é claro que seu site deve ser agradável para você, mas com certeza o foco é o cliente.

Portanto, tentar entender quais são as preferências do cliente, permite que você consiga criar um site com um design que seja chamativo para ele. Além do design, a experiência do usuário conta muito também para aumentar o tráfego do seu site. E o que é a experiência do usuário? São ações que você realiza na construção do seu site, como facilidade de navegação, opções intuitivas, itens organizados de acordo com suas categorias, checkout de compra fácil de utilizar, entre outras ações que deixam o seu site fácil e prático de mexer.

Quer saber um pouco mais sobre experiência do usuário? Leia esse artigo: Como melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce.


3 – Tenha presença constante nas Redes Sociais


Essa é uma dica bastante simples, que é negligenciada pela maioria dos negócios, mas que se executada de maneira correta e efetiva pode trazer um retorno inimaginável para a sua loja virtual.

A premissa dessa dica é simples: Esteja onde o seu cliente está e aumente os pontos de contato com ele.

Não é segredo para ninguém que, hoje em dia, a maioria das pessoas que possuem e utilizam um aparelho celular passam a maior parte do dia nas redes sociais, como Instagram, Facebook, TikTok, Whatsapp, entre outras. E é por isso que sua empresa deve estar nesses lugares também. Porém, ao criar uma estratégia de posicionamento de sua loja nas redes sociais, é preciso ter em mente que a sua audiência está nessas redes para se relacionar com outras pessoas, se divertir e se entreter e não para comprar alguma coisa.

Por isso, busque sempre postar conteúdos que chamem e prendam a atenção de sua audiência, como dicas, tutoriais, fotos ou artes criativas e bonitas, entre outros recursos, abusando sempre da sua criatividade, mas nunca se esquecendo de que o intuito desses conteúdos não é vender diretamente e sim criar uma consciência e uma familiaridade da pessoa com a sua marca.

Nutrindo suas redes sociais com os conteúdos corretos para a sua audiência e, principalmente, de forma constante, naturalmente você irá atrair novas pessoas interessadas em seu negócio, aumentando consequentemente o tráfego de seu e-commerce. O segredo aqui é atrair as pessoas certas, estando onde elas mais estão e fazendo ações para que elas não esqueçam de sua marca.


4 – Utilize a estratégia de mídias pagas


Essa é também uma das estratégias mais importantes, sendo um investimento praticamente obrigatório se você deseja que o seu e-commerce cresça a cada dia mais.

Estratégias orgânicas de atração de novos usuários, como conteúdos para blogs, SEO e presença nas redes sociais, são bastante eficazes e podem ser responsáveis pela fidelização de novos clientes. No entanto, são recursos que necessitam de uma dedicação diária e demandam bastante tempo para que os resultados se tornem visíveis.

Portanto, é de extrema importância que paralelamente a estratégias orgânicas, seu e-commerce utilize estratégias de criação de mídias pagas. Elas funcionam da seguinte forma: Você paga às plataformas como Google, Youtube, Facebook ou Instagram um valor para que sejam veiculados anúncios do seu negócio para pessoas que pesquisam ou possam se interessar por assuntos relacionados ao ramo de atuação de sua loja.

Com isso, você pode veicular anúncios de reconhecimento de marca, conteúdos informativos, promoções, produtos, entre outros, para pessoas que são potenciais clientes, aumentando o alcance de sua marca e consequentemente o tráfego do seu site.


5 – Trabalhar no atendimento de qualidade do seu negócio


Essa é uma dica essencial não só para conseguir aumentar o tráfego de pessoas em seu e-commerce, mas para sua empresa se manter consolidada no mercado.

O que é um bom atendimento em uma loja virtual?

Obviamente que, quando se trata de lojas virtuais, o atendimento não será o mesmo que em lojas físicas. Mas no meio digital ele é tão ou até mesmo mais essencial que no meio físico. Isso porque, na internet, onde a pessoa não está diretamente em contato com o seu negócio e seus produtos, a desconfiança por parte dela pode ser bem maior. Portanto, ações como responder todos os e-mails de clientes, trabalhar o e-mail marketing para atualização de pedidos, responder rapidamente em ferramentas como Whatsapp, Direct e chat do seu site, são de extrema importância para conquistar a confiança de seu potencial cliente.

E o que o atendimento tem a ver com o aumento do tráfego em seu e-commerce?

Simples. Aí vem o famoso marketing “boca a boca” ou marketing de indicação. Se algum cliente seu ficou bastante satisfeito com sua loja, com os produtos e com o seu atendimento, a chance de ele comprar novamente de você ou indicar seu negócio para outras pessoas é muito grande. Por isso, é de essencial importância garantir um bom atendimento, capaz de resolver quaisquer problemas que surgirem de forma rápida e transparente.

Lembre-se: O tráfego mais qualificado que seu e-commerce pode ter é de clientes satisfeitos que estão em busca de novos produtos ou pessoas que receberam indicação de outros no ciclo de amizades.

 

Precisa de ajuda? entre em contato conosco que será um prazer ajudar a você ou a sua empresa.

Entre em contato clicando aqui.