O que é o LTV e como ele pode alavancar os resultados da sua empresa?

O que é o LTV e como ele pode alavancar os resultados da sua empresa?

O LTV ou “Life Time Value” é um indicador de vendas muito importante que se refere ao valor gasto por cada cliente em sua empresa ao longo de sua jornada de compra. Quanto maior o LTV médio dos clientes de seu negócio, maior é o poder de retenção que sua empresa apresenta. Saber o que é o LTV e como aumentá-lo é de extrema importância para o crescimento ou alavancagem de sua empresa.

O que é LTV

Qual é a importância de medir e aumentar o LTV de seus clientes?

Saber como aumentar o valor gasto por cada cliente em sua empresa é uma habilidade essencial para o sucesso do seu negócio, pois o melhor cliente que sua empresa pode ter é aquele que já comprou alguma coisa de você. Sabe por quê? Essa pessoa já conhece e confia nos produtos ou serviços de sua empresa. O que significa que ele está muito mais propenso a comprar novamente de você do que uma pessoa que acabou de conhecer o seu negócio. Além disso, se sua empresa faz algum tipo de captação de leads de forma digital, através de fontes de tráfego pago, é muito mais vantajoso investir dinheiro e tempo em pessoas que já estão acostumadas e familiarizadas com o seu negócio. Como você já gastou uma verba para trazer esse cliente e já possui o seu contato e confiança, você não precisará mais investir nele para que ele compre outro produto de você. Por fim, quanto mais você trabalhar no relacionamento com o seu cliente e consequentemente aumentar o LTV dele, mais ele estará familiarizado com a sua empresa e as chances dele indicar os seus produtos e serviços para outra pessoa são muito grandes.

Como aumentar o LTV de seus clientes?

Agora que você já sabe o que é o LTV e qual a importância de medi-lo e aumentá-lo, resta saber o que você precisa começar a fazer hoje para aumentar essa métrica tão importante para seu negócio. Aqui estão algumas dicas:

1º Fazer promoções ou condições especiais para quem já é cliente.

Essa é uma dica essencial para você aplicar no seu negócio para conseguir reter os seus clientes. Fazer promoções ou condições especiais para quem já é cliente tem dois efeitos: O primeiro é o sentimento de vantagem que isso irá gerar para seu cliente, pois ao deixar bem claro que essa promoção ou condição é para somente quem já contratou algum serviço de sua empresa, seu cliente chegará à conclusão de que foi uma boa escolha fazer negócio com a sua empresa. Segundo: Todas as pessoas gostam de promoções e seu cliente não é diferente. A probabilidade dele comprar de você novamente só porque algo está em promoção ou possui uma condição especial para ele é muito grande.

2º Trabalhar muito bem o seu suporte e atendimento ao cliente.

A melhor forma de reter o seu cliente e fazer com que ele compre novamente de sua empresa é tratá-lo muito bem, através de um suporte muito rápido e eficiente, pronto para atendê-lo da melhor forma possível. Além disso, seu cliente precisa ver a sua empresa como prestativa e que busca sempre ajudar. E como fazer isso? Através da criação de conteúdo nas redes sociais que resolva algum problema ou dê alguma dica preciosa para sua audiência. Com isso, sua empresa se tornará mais reconhecida e sempre será lembrada pelo seu cliente quando ele precisar de seus serviços.

3º Oferecer primeiro um produto de baixo ticket para o seu cliente.

Se você trabalha com vendas de produtos de forma online, essa é uma das dicas mais importantes para seu negócio. Pode ser que em um primeiro momento seu potencial cliente não tenha condições de comprar um produto de sua empresa com um ticket mais alto. Qual a solução para isso? Entender qual a necessidade dessa pessoa e oferecer um produto de qualidade, que resolva o problema dessa pessoa e que possua um valor mais baixo. Com isso fica muito mais fácil a pessoa se tornar um cliente de sua empresa e se o produto que ela comprou foi de qualidade e o seu suporte e atendimento foi muito bom, a probabilidade dela futuramente comprar um produto com um ticket mais elevado e aumentar o seu LTV é muito grande.

4º Trabalhar muito bem sua marca para sempre ser lembrada.

Com certeza você já ouviu essa frase: “Quem não é visto não é lembrado”. Pois bem, ela se encaixa muito bem no seu negócio. Mesmo que uma pessoa já tenha comprado algum produto de sua empresa e tenha gostado, a probabilidade que ela esqueça de sua marca com o tempo, se sua empresa não faz um bom trabalho de branding e reconhecimento é muito grande. Portanto, busque sempre aparecer para seu cliente, seja através de anúncios pagos pelas redes sociais, e-mail marketing, whatsapp, etc. Quanto mais o seu cliente ouvir falar de sua marca e ter contato com ela, maior a probabilidade dele comprar de você novamente.

Quer aprender a trabalhar o branding de sua empresa? Leia este artigo: A importância do branding para o seu negócio.

 

Agora que você já sabe o que é o LTV e como aumentá-lo, não perca tempo. Começe a aplicar essas dicas em seu negócio hoje mesmo e veja a diferença que essa métrica pode gerar em sua empresa.