A importância do branding para seu negócio

A importância do branding para seu negócio

Coca-Cola, Netflix, Amazon, Disney. Basta simplesmente ouvir esses nomes que você já sabe do que se trata. E esses nomes geram até mesmo uma emoção ou uma lembrança para você. Sabe por que isso acontece? Porque essas empresas souberam e sabem até hoje trabalhar muito bem o branding delas, fazendo com que os consumidores nunca esqueçam de seus produtos. Afinal a importância do branding para o seu negócio é essa: Fazer com que sua marca permaneça na cabeça de seus clientes de forma positiva.

A importância do branding para seu negócio

O que é branding?

Branding é o conjunto de técnicas e ações realizadas por uma empresa a fim de dar visibilidade e importância para sua marca, gerando conexão e despertando certas emoções nas pessoas que consomem a marca. Simplificando essa definição, uma empresa faz um bom trabalho de branding quando sua marca é totalmente reconhecida e principalmente quando os próprios consumidores são responsáveis por divulgar o nome de seu negócio.

Qual é a importância do branding para seu negócio ?

Quando uma empresa faz um trabalho excelente de branding, ela nunca mais será escolhida pelo cliente por ter o melhor preço e sim pela qualidade e principalmente pelo nome. Por que você acha que a Apple vende tanto, mesmo possuindo o maior preço do mercado em todos os seus produtos? Porque a decisão de comprar um produto da Apple não é feita mais com base no preço e sim por status.

Como fazer um excelente trabalho de branding para minha empresa?

Agora que você já entendeu qual é a importância do branding para o seu negócio, resta saber então como fazer esse trabalho. Aqui estão 5 dicas para você começar hoje a criar um branding para seu negócio.

1º Investir em anúncios pagos para disseminar o nome de sua empresa.

Não adianta nada você ter o melhor produto e criar a melhor estrutura possível se sua marca não for vista pelos seus potenciais clientes. O maior erro da maioria dos empresários hoje em dia é pensar que os clientes irão cair do céu sem esforço e sem investimento nenhum em tráfego e em reconhecimento de marca.

Esse é um investimento que no começo pode parecer sem sentido e pode ser que não gere resultado imediato, mas divulgando sua marca através das plataformas de anúncios online do Google e do Facebook, de forma consistente, à médio e à longo prazo com certeza irá fazer uma diferença enorme para o seu negócio. E nessa etapa de divulgação de sua marca é muito importante que você não faça anúncios pagos com o objetivo de venda de seus produtos. É claro que o objetivo final é vender, mas é muito importante que o primeiro contato que uma pessoa tenha com sua empresa não seja de venda direta e sim de relacionamento.

Que tipo de anúncio você pode fazer então para melhorar o branding de sua empresa? Desde vídeos institucionais mostrando o funcionamento da empresa e o cuidado com os produtos, até vídeos com dicas sobre determinado assunto ligado ao seu nicho de atuação.

2º Criar e distribuir conteúdo gratuito para sua audiência.

O conteúdo é a melhor forma de captar e aquecer o seu potencial cliente antes dele comprar um produto de você. Em qual empresa você confiaria mais para comprar um produto ou um serviço: Uma empresa que só quer te vender, sem se preocupar com a sua experiência ou uma empresa que antes de tentar te vender alguma coisa, agrega algo em sua vida, seja através de um conteúdo informativo ou uma dica?

Além disso, o conteúdo é a melhor forma de manter o seu cliente em contato com sua marca, mesmo que ele não esteja em seu momento de compra, pois quando realmente chegar a hora dele comprar o produto que sua empresa oferece, essa pessoa irá lembrar de sua marca.

3º Trabalhar no relacionamento e conexão com o seu cliente.

Esse é talvez o ponto mais importante na criação do branding de sua empresa. Quando o relacionamento com o cliente é bem feito, poderão acontecer três coisas: Ou o seu cliente irá voltar a comprar algum produto de sua empresa, ou ele vai indicar os seus produtos para outra pessoa ou ele vai fazer essas duas coisas. Então nunca dê atenção somente para novas pessoas que podem comprar algo de sua marca. Aquele cliente que já comprou de você e ficou satisfeito, merece uma atenção super especial para futuramente voltar a fazer negócio com você ou incentivar outras pessoas a fazê-lo.

E como você pode trabalhar no relacionamento com seu cliente? Simples. Sempre responda rapidamente qualquer questionamento ou comentário de seu cliente. Busque sempre entregar os seus produtos no prazo de entrega. Busque sempre um feedback de seus clientes e se mostre preocupado e interessado em saber se o cliente está satisfeito com sua empresa. Crie mimos e condições especiais para os clientes, como promoções em compras futuras ou até mesmo prioridade de compra em certos produtos.

4º Trabalhar na gestão e organização dos processos de sua empresa.

Não adianta nada você ter os melhores produtos ou oferecer os melhores serviços se a sua empresa não tem a estrutura necessária para oferecer a melhor experiência para os seus clientes. A organização de processos, atendimento ao cliente, gestão de produtos, serviços e funcionários é de extrema importância para o crescimento de sua empresa e impacta diretamente na construção do branding, pois sua empresa nunca será reconhecida e indicada se ela não consegue se organizar para receber bem os seus clientes.

5º Possuir uma estrutura profissional com site institucional ou e-commerce.

Sabe qual é a principal característica que as grandes e mais reconhecidas marcas no mundo tem em comum? Elas possuem uma estrutura completamente profissional e fazem questão de mostrar isso para o seu público. Possuir uma estrutura sólida e profissional no meio digital é essencial para qualquer marca que quer se desenvolver e ser referência no mercado. Possuir um site institucional ou até mesmo uma plataforma de comércio eletrônico torna sua marca totalmente profissional e gera um sentimento que é um dos mais importantes na decisão de compra de uma pessoa: A confiança. As pessoas hoje em dia estão tendendo a comprar produtos de lojas que elas confiam mais, mesmo tendo um preço mais elevado que em outros estabelecimentos.

Além disso, possuir um site profissional ou um e-commerce muito bem estruturado permite que você utilize técnicas chamadas de copywriting que são muito preciosas para a decisão de compra de uma pessoa. Listar os benefícios e a transformação que os seus produtos podem trazer para a pessoa, utilizar da escassez para incentivar a compra, responder a objeções que seus potenciais clientes podem ter, utilizar provas sociais de pessoas satisfeitas com a sua marca e muitos outros, fazem parte das técnicas de copywriting que são possíveis de serem implementadas no seu negócio, se você possuir um site institucional ou um e-commerce.

 

Você quer criar um site institucional ou um e-commerce profissional para alavancar os resultados de sua empresa?

Clique no link abaixo e conte com a equipe do BH Softwares para a criação da estrutura online mais adequada para sua empresa.

 

CLIQUE AQUI E FALE COM UM CONSULTOR

 

Viu qual é a importância do branding para o seu negócio e como é uma tarefa simples? Mas não se engane. Mesmo sendo simples, não é uma tarefa fácil e demanda o seu empenho e dedicação diariamente e de forma consistente.