A importância de posicionar sua empresa nas redes sociais em 2021

A importância de posicionar sua empresa nas redes sociais em 2021

O fato que muitos empresários sempre temiam finalmente aconteceu em 2020: Se sua empresa não está na internet ela está fadada ao fracasso. O último ano foi um divisor de águas para a maioria das empresas existentes e aquelas que conseguiram se posicionar corretamente nas redes sociais e na internet em geral, estão sobrevivendo e principalmente, prosperando. Pense um pouco comigo: Quantas pessoas passam pelo seu estabelecimento ou por sua empresa todos os dias? Você considera que consegue atualmente atrair todos os potenciais clientes para sua empresa? Esse é o poder que o posicionamento correto nas redes sociais pode ter. Atrair novos potenciais clientes todos os dias e de diferentes lugares, o que não seria possível adotando somente a estratégia presencial.

E não se engane: Se sua empresa não está na internet ainda dá tempo de posicioná-la corretamente nas redes. O que muitos empresários não sabem é que é uma tarefa bem simples de ser feita, mas que precisa de alguns cuidados e principalmente de uma dedicação diária para que sua estratégia de posicionamento nas redes sociais funcione de maneira a alavancar os seus resultados, independente do objetivo e do segmento de sua empresa.

Mas a pergunta principal é: Como se posicionar na internet de forma a aumentar o alcance e consequentemente o número de clientes e o faturamento de sua empresa? Eis aqui algumas dicas e estratégias para utilizar em seu negócio.

  1. Defina o público-alvo de sua empresa e descubra onde está a sua audiência:


O principal erro dos empresários ao tentar posicionar sua empresa nas redes sociais é não fazer um estudo completo sobre o público correto que deve ser alcançado. É um detalhe que parece bem simples, mas que faz total diferença para sua empresa prosperar nas redes sociais. Portanto, antes de começar a criar e postar os primeiros conteúdos procure saber quem é a persona ideal para sua empresa, isto é, o público que é mais propenso a interagir com a sua empresa e posteriormente se tornar um cliente. Procure fazer uma pesquisa profunda sobre as características de sua persona como sexo, média de idade, nível de escolaridade e principalmente sobre seus interesses, gostos, estilo de vida, etc. Definindo muito bem quem é sua persona ideal, a equipe encarregada de nutrir as suas redes sociais terá o direcionamento correto para criar conteúdos voltados e que chamam a atenção da persona que você definiu, fazendo com que sua empresa alcance potenciais clientes.

 

A melhor forma de fazer um estudo e definir a persona ideal para sua empresa é através dos seus próprios clientes atuais. Se possível procure a partir de agora fazer uma pesquisa com os seus clientes, identificando características em comum e padrões entre eles para conseguir montar seu público ideal. Se sua empresa ainda não possui muitos clientes, vale a pena estudar os seus concorrentes que estão gerando resultados pelas redes sociais e identificar algumas características entre eles para utilizar em seu negócio.

 

Um ponto essencial ao fazer o estudo de sua persona é identificar em qual ou quais redes sociais o seu público alvo se encontra. Por exemplo: Se o público alvo de sua empresa é formado por pessoas jovens é muito mais vantajoso utilizar o Instagram para promover a sua marca, pois é a rede social em que se encontra a maioria dos jovens. Saber identificar onde sua persona está é de extrema importância para o futuro de seu negócio na internet e te ajuda a definir certas prioridades, pois outro erro bastante comum entre os empresários é tentar administrar várias redes sociais ao mesmo tempo e não focar em somente uma. Há quem diga que quanto mais formas de contato sua empresa apresenta melhor para os seus negócios, mas quando você não tem uma equipe grande e dedicada somente ao marketing da empresa, é muito melhor priorizar somente uma rede social e fazer um trabalho impecável nela, do que tentar manter várias redes sociais ao mesmo tempo, muitas vezes com uma qualidade muito baixa.

 

  1. Criar conteúdo e manter sua conta sempre ativa:

 

Agora que você já fez o estudo de sua persona e definiu qual a melhor rede social para trabalhar a imagem da sua empresa, o próximo passo é começar a criar e ter uma constância de postagens na internet. Nessa etapa vale a pena ressaltar dois erros muito comuns entre os empresários e como evitá-los.

 

ERRO NÚMERO 1: Utilizar as suas redes sociais somente para a promoção de vendas. É claro que o objetivo final de sua empresa é vender seus produtos ou serviços, mas entenda que na internet quem consegue chamar mais atenção e prender mais o seu público, obtém mais sucesso. E não existe forma melhor de prender o seu público em suas redes sociais do que gerar conteúdo que agrega e ajuda seu público alvo. Seja através de entretenimento, conhecimento, etc, você e sua marca precisam agregar algo na vida dos seus clientes. E aí que entra a importância do estudo da persona da sua empresa. Se você consegue criar conteúdo de qualidade e voltado para a sua persona, você consegue atrair pessoas realmente interessadas em seus produtos ou serviços.

 

ERRO NÚMERO 2: Não ter uma constância de postagens e conteúdos em suas redes sociais. Hoje em dia, com a grande concorrência nas redes sociais, com o aumento do número de usuários, o algoritmo das principais redes sociais, que é o responsável por determinar o que será mostrado para cada usuário, funciona da seguinte maneira: Quanto mais relevância e quanto mais as pessoas entram em contato diariamente com as postagens da sua empresa, mais ela será mostrada e recomendada para outros usuários. O que isso significa: Quanto mais postagens você fizer em suas redes sociais e quanto mais você interagir com sua audiência, maior a relevância e o reconhecimento de sua marca e consequentemente, maior o número de clientes.

 

Portanto, procure sempre manter sua empresa e sua marca relevantes nas redes sociais através da criação de conteúdos e interação com o seu público.

 

  1. Tenha em mente que nas redes sociais pessoas se relacionam com pessoas.

 

Essa é uma estratégia muito utilizada pelas maiores empresas do mundo como a Netflix e a Apple. Qual é o segredo para essas empresas venderem tanto e conseguirem um faturamento extraordinário? A proximidade com o seu potencial cliente e a humanização da marca. Isso não significa que você precisa obrigatoriamente mostrar o seu rosto nas redes sociais de sua empresa (Mesmo que em determinados seguimentos isso acaba sendo muito vantajoso também, por demonstrar autoridade e proximidade), mas tentar sempre fazer interações com a sua audiência, fazer enquetes, tentar responder a maior quantidade de pessoas possível no inbox. Enfim, tornar a sua marca mais humana, pois principalmente nas redes sociais pessoas gostam de se relacionar com pessoas e não com marcas e empresas. Tendo isso em mente e aplicando em seu negócio todos os dias, é uma estratégia que pode levar as redes sociais de sua marca a outro patamar.

 

Por fim, entender que posicionar sua marca e empresa de forma consistente na internet em geral significa mais do que somente tentar vender seus produtos e serviços para seus potenciais clientes e sim criar um relacionamento à longo prazo, pode aumentar muito a visibilidade e a confiabilidade de sua empresa, levando à um aumento exponencial de seu faturamento ao longo do tempo.

 

Está esperando o que para começar a posicionar corretamente sua empresa na internet? Entre em contato com nossa equipe e crie agora mesmo um blog ou um site profissional para sua empresa ou negócio.

 

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO

https://www.bhsoftwares.com/orcamento

No Comments

Post A Comment

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.