Redes Sociais: Importante aliada para seu negócio

Redes Sociais: Importante aliada para seu negócio

Você sabe qual é a importância e qual a maneira certa de utilizar as redes sociais para o seu negócio?

Muitos empresários, enxergando no meio digital, e principalmente através das redes sociais, uma forma de expandir o seu negócio, acabam confundindo “utilizar as redes sociais a seu favor” com “fazer das redes sociais o principal alicerce de vendas do negócio”.

Esse é um erro bastante comum e que, como já falado no nosso último artigo Estrutura própria na internet: Sua empresa deve ter uma pode trazer consequências desastrosas se ocorrer uma falha nesses meios de comunicação.

Porém, é importante saber que mesmo que as redes sociais possam apresentar essas falhas que interrompam a comunicação de sua empresa com seu potencial cliente, é essencial que você as utilize como suporte, andando em paralelo com a sua estrutura própria.

redes sociais

Redes Sociais e o crescimento dos negócios pela internet.

Ao longo dos últimos anos, a dinâmica de compras mudou completamente. Pessoas que antes compravam somente em lojas físicas e tinham grande receio em realizar compras de forma online, se viram obrigadas a mudar seu estilo de compra e mergulhar no mundo digital.

Com isso, diversas empresas tiveram também que migrar para o mundo digital, devido à diversos fatores, seguindo a tendência do público.

Mesmo o mundo digital sendo ainda um “oceano azul” para as empresas se instalarem e se estabelecerem, o aumento repentino de negócios migrando suas operações para a internet e novos negócios 100% online surgindo, aumentou consideravelmente a concorrência.

Aí vem a necessidade das empresas de se reinventarem e buscarem novas formas de comunicar com o seu público. Com isso, as redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaço entre o mundo empresarial.

Qual a importância das redes sociais para o crescimento de seu negócio?

As redes sociais são, antes de tudo uma forma de se comunicar e interagir com seus clientes e potenciais clientes. Basta pensar um pouco: Qual o tempo médio diário que as pessoas passam no celular e o que elas mais navegam com ele? Com certeza, nas redes sociais, sejam elas o Instagram, Youtube, Twitter e até mesmo o Whatsapp.

Por isso, seu negócio deve estar sempre presente nesses meios. Quanto maior o contato que determinada pessoa tiver com o seu negócio, seja através de conteúdos informativos ou educativos que você posta, stories no Instagram, fotos da empresa e até mesmo textos com opiniões, mais familiaridade essa pessoa terá com você. Com isso, maior será a chance de ela fazer negócio.

Portanto, quanto mais próximo seu negócio está de seu cliente externo, maior será o sentimento de confiança que despertará na pessoa. Além disso, existe aquela famosa frase: “Quem não é visto, não é lembrado.” Pode ser que determinada pessoa já esteja familiarizada e possui confiança em seu negócio, mas não vê ainda a necessidade de comprar algo de você. Mas algum dia, quando ela precisar, essa pessoa irá lembrar de seu negócio e recorrer a você.

Qual o papel de cada rede social para seu negócio:

Agora que você já sabe qual é a importância das redes sociais para o seu negócio e, o mais importante, sabe a diferença entre fazer das redes sociais o seu principal alicerce e utilizá-las a seu favor, em paralelo com sua estrutura própria, vamos apresentar algumas redes sociais que você pode utilizar e qual é o intuito de cada uma.

Instagram

O Instagram é hoje uma das principais redes sociais existentes e uma das principais ferramentas de vendas para negócios.

O segredo dessa rede social é a estética. Ninguém está no Instagram para ler textos extensos e nem para ver fotos mal produzidas. E o principal, ninguém navega pelo Instagram buscando comprar alguma coisa.

Portanto, o segredo dessa rede social é trabalhar com os stories, mostrando bastidores e outros conteúdos importantes de sua empresa, aproximando o cliente da organização, além de chamar a atenção de seu público através de fotos e vídeos bem produzidos e chamativos, incentivando seus potenciais clientes a tomarem a decisão de entrar em contato com seu negócio.

Twitter

O Twitter, rede social que continua sendo uma das mais utilizadas no mundo, é uma excelente aliada para a comunicação com o público externo.

Ela é uma excelente forma de compartilhar notícias e conteúdos e principalmente levar atualizações sobre a própria empresa aos clientes.

Portanto, utilizar o Twitter é uma maneira bastante eficaz para melhorar o atendimento ao cliente, ao permitir que o próprio público interaja de forma rápida e fácil com a empresa, dando opiniões e tirando dúvidas.

TikTok

Essa é sem dúvidas a rede social em maior crescimento no mundo. Utilizar ela a seu favor é essencial para aumentar o engajamento do seu negócio.

Através do TikTok você pode criar vídeos curtos mostrando os bastidores de sua empresa, mostrando seus produtos de forma criativa, sendo utilizados por pessoas reais e até mesmo interagir com o público.

Essa rede social é a melhor forma de criar vídeos virais, que podem ter um alcance gigantesco para sua empresa, aumentando o reconhecimento de sua marca.

Portanto, não subestime o poder do TikTok. É uma rede social relativamente nova, que possui um reconhecimento gigantesco e ganha milhares de novos usuários a cada dia. Sua empresa precisa estar nessa rede social.

Whatsapp

Responda essa pergunta: Quantas pessoas você conhece que possui um celular com acesso à internet, mas não utilizam o Whatsapp constantemente?

Nenhuma ou praticamente nenhuma. Isso porque, o Whatsapp é o meio mais prático e rápido de se comunicar com as pessoas. Portanto, utilizá-lo na estratégia de posicionamento online de sua empresa é essencial.

Através dele, sua equipe de atendimento consegue se comunicar rapidamente com os clientes, diminuindo a burocracia no contato e aumentando a proximidade entre seu cliente e a empresa.