Por que sua empresa precisa de um site?

Por que sua empresa precisa de um site?

Conforme os anos vão passando, a forma como interagimos com as marcas e com as empresas vai mudando. Hoje em dia, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas na internet e fazendo a maioria de suas tarefas com um simples celular com conexão, as empresas que conseguem aproveitar esse fenômeno e se posicionar corretamente nas redes, saem muito na frente de seus concorrentes.

Segundo dados da TIC Domicílios 2019, produzido pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de estudos sobre a sociedade de informação, cerca de 79% dos brasileiros estão conectados à internet. Isso mostra o quanto o Brasil foi se desenvolvendo ao longo dos anos em relação à internet e como o brasileiro está totalmente conectado. Cenário perfeito para o desenvolvimento das empresas que investem nas plataformas online.

por que sua empresa precisa de um site?

 

Qual é a melhor maneira de posicionar sua empresa na internet?

Agora que você já sabe a importância de posicionar sua empresa na internet, é necessário o conhecimento de como e em quais plataformas você deve fazer isso. Mesmo que sua empresa funcione e faça vendas somente no meio físico, é essencial que ela possua redes sociais para uma melhor divulgação e mais importante ainda, que ela possua um site.

Isso porque um site, além de passar uma credibilidade enorme para o nome de sua empresa, facilita ao potencial cliente o acesso à do que se trata sua empresa, seus serviços e produtos e as formas de contatá-la.

Quais são os tipos de sites que sua empresa pode ter?

  1. Site institucional.

    Esse tipo de site funciona como um cartão de visitas digital para sua empresa. Ele fornece algumas informações sobre o que é sua empresa, quais os serviços, os casos de sucesso, como funcionam seus serviços e as formas de contatar sua empresa. Portanto, não é um site de vendas direta e sim um site para o usuário conhecer a sua empresa.

  2. Loja Virtual.

    Esse tipo de site é sim um site de vendas direta. Nele, o usuário pode conhecer os produtos que a sua empresa oferta, pode escolhe-los e comprá-los com alguns cliques. Se sua empresa vende produtos, vale muito a pena ter esse tipo de site, pois automatiza o seu trabalho.

  3. Blog.

    Esse é um tipo de site que sua empresa, seja ela um e-commerce ou uma prestadora de serviços, deve possuir, pois pode abrir muitas portas para os usuários conhecerem e começarem a ter contato com a sua marca através dos conteúdos que você posta.

Quais são os motivos para sua empresa possuir um site?

Agora que você já sabe qual é a importância de criar um site para a sua empresa e já entendeu quais são os tipos de site mais comuns e suas características, é hora de saber quais são os verdadeiros motivos e os benefícios de estabelecer seu posicionamento online através de um site.

Vamos aos motivos:

  1. Ter um cartão de visitas digital.

    O seu site é o seu cartão de visitas digital. Através dele, qualquer pessoa que receber alguma indicação ou de alguma outra forma ficar sabendo da existência de sua empresa, deve ser capaz de, com uma simples pesquisa no Google encontrar o nome de sua marca e obter as informações necessárias para entender o que é a sua empresa e como entrar em contato.

  2. Sua empresa aberta 24 horas por dia.

    Mesmo que o site da sua empresa não seja necessariamente uma loja virtual, um dos grandes benefícios de se possuir um site é o fato de que sua empresa estará “aberta” 24 horas por dia, mesmo após o seu horário de funcionamento. Isso acontece, pois seu site ficará disponível 24 horas por dia e qualquer momento que uma pessoa pesquisar no Google uma palavra-chave relacionada ao ramo de atuação da sua empresa ou até mesmo pesquisar pelo nome de sua marca, ela conseguirá achar na internet e ter acesso ao seu site.

  3. Construir autoridade e credibilidade.

    Nos dias de hoje, em que estamos cada vez mais conectados e em contato constante com a internet é comum pesquisarmos no Google por uma empresa, antes de entrarmos em contato com ela. Se uma pessoa pesquisa por sua empresa e não encontra nada no Google sobre ela, sua marca não passa muita credibilidade para a pessoa e provavelmente ela não terá confiança em fazer negócio com você.

    Além disso, todas as grandes marcas que existem hoje em dia possuem um site e se você quer que sua empresa seja reconhecida é de extrema importância que você estabeleça uma presença online através de um site.

  4. Aumento do alcance de sua marca.

    Os dados não mentem. A cada dia que passa cresce mais o número de pessoas que estão conectadas à internet. Momento perfeito então para conseguir aumentar o alcance de sua empresa. Utilizando corretamente técnicas de otimização e posicionamento, seu site pode aparecer entre os primeiros resultados nas pesquisas dos usuários no Google. Essas técnicas chamadas de técnicas de SEO, combinadas também com investimento em anúncios patrocinados faz com que mais pessoas sejam alcançadas e conheçam a sua marca.

  5. Aumento das vendas de sua empresa.

    Como foi falado no tópico anterior, possuir um site para a sua empresa faz com que o alcance dela aumente consideravelmente, se forem utilizadas as estratégias corretas. Aumentando o alcance de sua marca, consequentemente suas vendas e fechamento de contratos aumentam muito, se seu site for intuitivo e seu atendimento ao cliente for amigável e eficaz.

  6. Otimização do relacionamento com o cliente.

    Com a criação de um site, sua empresa pode otimizar muito a relação com o potencial cliente e com os seus clientes atuais. Isso porque você pode implantar dentro mesmo de seu site um chat onde os usuários, de maneira fácil e simples, podem comunicar diretamente com a sua empresa. Além disso, como já foi falado antes, como o seu site é o cartão de visitas de sua empresa, com uma simples pesquisa no Google, o usuário é capaz de entrar em seu site e sem muita complicação conseguir formas de entrar em contato direto com a sua empresa, facilitando assim, a comunicação.

Cuidados a serem tomados ao criar um site para sua empresa:

Agora que você já sabe a importância da criação de um site para a sua empresa, apresentamos alguns cuidados que você precisa tomar para certificar que seu site está sendo criado corretamente.

  1. Carregamento do seu site.

    Um dos fatores mais importantes para uma boa qualidade de um site e que você precisa se atentar é o tempo que ele demora para carregar. Seu site pode ser o mais interessante possível, mas se ele demora muito para carregar a maioria dos usuários não irão esperar e você perderá alguns potenciais clientes para sua empresa.

  2. Segurança.

    Esse é um fator essencial e que deve ser levado com muito seriedade na criação de seu site. Configurar as certificações SSL de seu site e utilizar o máximo possível os mecanismos de segurança protege tanto a sua empresa de possíveis invasões quanto o usuário que pode por exemplo ter seus dados hackeados se seu site não possuir certificados de segurança.

  3. SEO.

    O SEO é o conjunto de técnicas utilizadas para otimizar o seu site para os algoritmos de busca do Google. Em outras palavras, através de técnicas de SEO você faz com que seu site seja priorizado pelos mecanismos de busca do Google e apareça entre os primeiros resultados na busca de um usuário sobre determinada palavra-chave.

    Portanto, um cuidado que você deve tomar ao criar e manter um site é buscar sempre utilizar técnicas de SEO, principalmente na criação de conteúdos de qualidade para os usuários de seu site, para conseguir sempre otimizá-lo para os mecanismos do Google.

    Você quer saber mais sobre técnicas de SEO para seu site? Veja esse artigo: Como melhorar o SEO de sua empresa.

  4. Responsividade.

    Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, existem no Brasil a quantidade de aproximadamente 235 milhões de smartphones e cerca de 108 milhões de tablets e notebooks em uso. Portanto, na criação do seu site é muito importante se atentar ao fato de que o usuário poderá acessá-lo de diferentes aparelhos e suportes possíveis e o seu site deve ser projetado para funcionar perfeitamente e se adequando a cada tipo de aparelho, seja ele tablet, notebook, computador pessoal ou smartphone.

  5. Navegabilidade e experiência do usuário.

    Prezar sempre pelo bem-estar e pela experiência dos usuários que navegarão no seu site é de extrema importância para o sucesso online de sua empresa. Independente se o seu site é um e-commerce, um blog ou um site institucional, possuir um bom e agradável design, uma fácil e intuitiva navegabilidade, formulários não muito longos e se ajustar corretamente para todos os aparelhos são características essenciais para sua empresa passar uma boa impressão e ser reconhecida positivamente pelo usuário.

    Quer saber um pouco mais sobre Experiência do Usuário? Leia esse artigo: Como melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce.

  6. Suporte e atendimento ao usuário.

    Um cuidado essencial a se tomar ao criar o seu site é deixar sempre em evidência e em um local de fácil acesso no seu site algum ponto de contato para o usuário entrar em contato com a sua empresa. A maioria das pessoas ao comprarem algum produto ou contratarem algum serviço, possuem algumas objeções e dúvidas que são essenciais para a decisão de compra daquela pessoa.

    Nesse momento, é essencial que a pessoa com um clique seja capaz de entrar em contato e obter respostas rápidas para as suas dúvidas. Se mostrar disponível para a resposta rápida aos usuários de seu site é muito benéfico para sua empresa, pois demonstra comprometimento, profissionalismo e passa confiança para o potencial cliente.

  7. Conteúdo.

    Criação de conteúdo de qualidade e a utilização de técnicas de SEO para posicionamento do seu site nos mecanismos de busca do Google é a melhor forma de ser reconhecido por pessoas que ainda não conheciam sua empresa. A criação de conteúdo de qualidade e que resolva problemas relacionados ao nicho de atuação de sua empresa faz com que o usuário se sinta grato e familiarizado com a sua empresa e a probabilidade dele se tornar um cliente seu no futuro é muito grande.

    Você deseja começar a posicionar corretamente sua empresa na internet e aumentar o alcance de sua marca? Entre em contato com nossa equipe e crie agora mesmo um blog ou um site profissional para sua empresa ou negócio.

    CLIQUE AQUI PARA FALAR COM A NOSSA EQUIPE.