Estrutura própria na internet: Sua empresa deve ter uma!

Estrutura própria na internet: Sua empresa deve ter uma!

A recente queda dos aplicativos Facebook, Whatsapp e Instagram, que aconteceu no dia 4 de outubro de 2021 e durou cerca de 7 horas, fez com que diversas empresas repensassem o modo como estão posicionadas na internet.

Assim como a empresa Facebook teve um prejuízo bilionário com essa paralisação, diversas empresas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, que dependem dessas ferramentas para realizarem suas vendas, fecharam o dia com prejuízos inimagináveis.

Isso nos faz repensar o modo como nossas empresas estão posicionadas na internet e se elas dependem do “terreno dos outros” para sobreviverem. Por isso, é de extrema importância que você comece a pensar em estratégias para criar sua própria estrutura na internet e não precisar depender de terceiros e ser prejudicado por isso, como aconteceu na última segunda-feira.

estrutura própria

O que é a estrutura própria na internet?

Possuir uma estrutura própria para sua empresa na internet é criar mecanismos e sistemas pelos quais a sua empresa é a única e exclusiva dona.

Para que você entenda melhor, vamos para um exemplo: Quando você cria um site para sua empresa (um grande exemplo de criação de uma estrutura própria) você tem liberdade para modificá-lo da forma que quiser e manipulá-lo conforme for a sua necessidade, podendo até mesmo retirá-lo do ar ou publicá-lo na hora que você quiser.

Quando você cria uma conta para sua empresa em alguma rede social como, por exemplo, o Instagram, você possui a liberdade de modificá-lo conforme desejar, mas com as limitações que o próprio aplicativo determina. Além disso, sua empresa fica refém de possíveis quedas ou até mesmo bloqueios e banimentos que a rede social pode apresentar. Ou seja, sua empresa não é a dona da estrutura e, portanto, não possui a palavra final.

Redes Sociais x Estrutura Própria.

Como já foi dito, existe uma diferença muito grande entre criar uma estrutura própria de sua empresa na internet e criar contas em redes sociais. As limitações e a dependência que essa última pode trazer, faz com que não seja vantajoso depender única e exclusivamente dela para sustentar seu negócio.

Porém, é muito importante ressaltar, que isso não significa que você não deve criar contas em redes sociais para sua empresa. É essencial manter a maior quantidade possível de pontos de contato com seus potenciais clientes, e as redes sociais são uma das formas mais eficazes de fazer isso. O ponto aqui é possuir redes sociais para melhorar o contato com o público externo, mas não depender 100% dessas ferramentas para o andamento do seu negócio.

Como criar uma estrutura para sua empresa na internet:

Agora que você já sabe a importância de criar sua própria estrutura na internet e não depender 100% da estrutura de terceiros, vamos apresentar alguns mecanismos que você pode implementar em seu negócio para mantê-lo em pleno funcionamento no meio digital.

Site Institucional com portal de conteúdo.

O site institucional é um dos meios mais eficazes de mostrar o seu negócio para o mundo. Além de ele passar uma credibilidade muito grande para o público externo, ele pode fornecer informações valiosas sobre o seu negócio e que podem ser essenciais para a tomada de decisão de compra de um potencial cliente.

Além disso, para que seu site, e consequentemente sua empresa, sejam descobertos por novas pessoas, você pode implementar um portal de conteúdo, onde serão criados e distribuídos, através de técnicas de SEO, conteúdos relevantes e que atraiam o público comprador de seu negócio.

Site para vendas online (E-commerce).

Hoje em dia é muito comum para diversas empresas realizar a venda de produtos ou serviços exclusivamente através das redes sociais. O Instagram, Facebook e até mesmo o TikTok são utilizados como uma espécie de “vitrine” para os produtos e a comunicação com o cliente é realizada, na maioria das vezes, através do Whatsapp.

Essa dependência de redes sociais para o andamento de um negócio pode ser extremamente perigosa, devido à problemas que podem surgir com essas plataformas, como aconteceu no dia 4 de outubro.

Portanto, se sua empresa realiza vendas de forma online é muito importante criar um e-commerce, onde você terá total liberdade para manipulá-lo da forma como desejar e criará sua estrutura própria de vendas que não dependa de terceiros para funcionar.

Estrutura de e-mail marketing.

Essa é uma forma de comunicação antiga, mas que até hoje se mantém como uma das mais eficazes. Praticamente todas as pessoas que fazem uso constante de internet possuem um endereço de e-mail e utilizá-lo nas estratégias de comunicação de seu negócio pode trazer um retorno enorme.

Para isso, é importante que você crie estratégias que chamem a atenção dos potenciais clientes para que eles se inscrevam em sua lista de e-mail. Para isso existem diversas formas, como oferecer ofertas exclusivas, conteúdos mais densos, notícias, atualizações sobre os produtos da loja, entre muitas outras.

Com isso, você consegue ter uma base própria de pessoas, conseguindo manter uma comunicação eficiente e que não seja prejudicada por falhas de terceiros.

Aplicativo próprio da empresa.

Esse é um mecanismo bastante eficaz que sua empresa pode implementar e que não só diminui o risco de perder a comunicação pela falha de redes sociais, mas que também pode ser um termômetro para medir o nível de engajamento que o público tem com sua empresa.

Isso porque a tomada de decisão de baixar um aplicativo de uma empresa é muito mais difícil que somente entrar nas redes sociais ou acessar o site do negócio. Portanto, só o fato de a pessoa baixar seu aplicativo para o celular dela pode demonstrar o nível de comprometimento que ela possui com sua empresa.

Portanto, apostar nessa estratégia pode ser incrível para aumentar a estrutura digital de sua empresa, passando também uma certa credibilidade e aproximando o público-alvo de seu negócio.

 

Você deseja criar de uma vez por todas sua estrutura própria na internet e parar de se preocupar com problemas que possam ocorrer com a estrutura de terceiros? Entre em contato com a equipe da BH Softwares.