O que é cache e como ele pode nos ajudar

O que é cache e como ele pode nos ajudar

O que é cache de um navegador?

Um navegador web, como Google Chrome, Mozilla Firefox, ou Internet Explorer, é um aplicativo de software que usamos para buscar e visualizar informações que habitam a Internet. Em outras palavras, um navegador procura, encontra e apresenta websites e/ou outras informações que procuramos através de URLs.

O cache de um navegador é o dispositivo ou instrumento através do qual ele salva dados, como imagens e HTML, que são necessários para exibir um website. A intenção dessa gravação de dados é ajudar com a largura de banda.

Assim, na próxima vez que você voltar a exibir uma página, ela levará menos tempo para ser carregada, pois uma versão em cache da página já foi salva. Em outras palavras, como você tem uma versão em cache da página, seu navegador não precisará enviar uma nova solicitação para exibir essa página.

Cache é uma técnica muito poderosa, que permite aumentarmos a performance da aplicação e melhorar a experiência do usuário final. Entretanto, como em qualquer tecnologia, precisamos ter em mente como ela funciona para utilizá-la nos cenários adequados. Analisar o tempo de vida da cópia é essencial para não gerar falsas respostas com o tempo.

Outro ponto que requer cuidado é o nível de controle sobre tipo de cache. Caso uma resposta inválida seja armazenada por um proxy, teremos que esperar que seja expirada.

Como funciona?

O cache do navegador funciona marcando certas páginas, ou partes de páginas, como sendo necessárias para serem atualizadas em diferentes intervalos.

Seu logotipo em seu site, por exemplo, é improvável que mude de um dia para o outro. Ao armazenar em cache esta imagem de logotipo, podemos dizer ao navegador do usuário que apenas baixe essa imagem uma vez por semana. Toda visita que o usuário faz dentro de uma semana não exigirá outro download da imagem do logotipo.

Editando seus cabeçalhos HTTP informando o navegador para armazenar esses arquivos e não baixá-los quando você retornar, você economiza o tempo de seus usuários e a largura de banda do seu servidor web.

 

Fontes :

https://br.hubspot.com/blog/marketing/o-que-e-cache-do-navegador-perguntas-frequentes}

https://tableless.com.br/cache-como-ele-pode-ajudar/

http://www.dicasmkt.com.br/blog/aproveitando-cache-navegador/

No Comments

Post A Comment